Tiago Torres da Silva nasceu em 29/12/1969 em Lisboa, Portugal.
Tiago Torres é um renomado letrista, poeta, escritor, autor e diretor, aclamado em Portugal, Brasil, Cabo Verde, Cuba, Espanha.
Tiago Torres compôs para a nata da música brasileira, para nomes, tais como Francis Hime, Ney Matogrosso, Maria Bethânia, Elba Ramalho, Alcione, Joanna, Zeca Baleiro, Zélia Duncan, Chico César, entre tantos outros.
Tiago Torres compôs para a nata da música portuguesa, para nomes, tais como Anabela, Né Ladeiras, Marisa Liz, Eugénia Melo e Castro, Lara Li, Dulce Pontes, Simone de Oliveira. Também é conhecido por escrever grandes fados para muitos dos fadistas da atualidade como Mafalda Arnauth, Marco Rodrigues, Ana Sofia Varela, António Zambujo, Carla Pires, Gisela João, Cristina Nóbrega e tantos outros.
Tiago Torres foi assistente de encenação e para o teatro escreveu também várias peças. Têm várias obras editadas, a última delas de 2007, Dez Cartas para Al Berto.
Tiago Torres foi o autor do texto e o encenador da peça “Simone, o Musical” que fez grande sucesso no Teatro Tivoli em Lisboa, assim como em outras regiões de Portugal e que descrevia a vida de Simone de Oliveira, com o seu percurso a nível pessoal e profissional.
Tiago Torres participou das edições de 2015, 2018, 2020 e 2021 do “Festival da Canção”, um dos Festivais mais importantes de Portugal, que este ano está na sua 55º Edição.
Tiago Torres teve em 2015, sua primeira participação no “Festival da Canção” como autor do texto “À Espera das Canções”, com música de Renato Júnior e interpretação de Simone de Oliveira, tema que alcançou a grande final do certame.
Convidado por Fernando Tordo em 2018, Tiago Torres participou do “Festival da Canção” assinando a letra do tema “Pra Te Dar Abrigo”, com interpretação de Anabela e música de Fernando Tordo. Esta canção foi finalista, classificando-se em 6º lugar com 7 pontos.
Tiago Torres da Silva regressou em 2020, ao “Festival da Canção” como autor da letra “Mais Real Que o Amor”, a convite de Pedro Jóia que é o autor da música e a interpretação foi feita por Tomás Luzia, classificando-se em 6º lugar com 11 pontos.
No “Festival da Canção” de 2021, Tiago Torres assina a letra da canção “Cheguei Aqui” que tem música de Anne Victorino D’Almeida e interpretação de Nadine.
CONTATO PROFISSIONAL
Instagram > https://www.instagram.com/tiagotorresdasilva/